Numeração de páginas sem complicação: a fronteira final

Numeração de páginas sem complicação: a fronteira final

Quem nunca teve dificuldades para numerar as páginas de um trabalho no Word® sem que ficasse tudo bagunçado, que atire a primeira bolinha de papel. Até o momento em que você se rende, desiste e cria 3 arquivos separados: capa, pré-textuais (epígrafe, sumário, etc.) e textuais (introdução, metodologia, etc.).

Mas cá pra nós… Por que iriam querer complicar tanto nossa vida com isso ao invés de desenvolverem um jeito simples para resolver esse problema? Quando caímos em perguntas assim, a resposta mais provável é a de que existe um jeito fácil, a gente que não sabe.

E esse jeito existe!

1. Quebre a página

A quebra de página faz você continuar a escrever na próxima página ao invés de ter que ficar dando “Enter” para chegar nela.

Clique em Layout da Página -> Quebras -> Próxima Página. Perceba que foi inserida uma nova página. Além disso, você acabou de criar uma nova seção em seu trabalho. Continue escrevendo e quando você for iniciar o primeiro capítulo (parte textual), faça este procedimento novamente. Assim teremos 3 seções no trabalho: capa, pré-textual e textual.

numeração 01

2. Seções independentes, já!

Bom, agora que você já criou as seções do seu trabalho, dê dois cliques no rodapé do projeto, para abrir as opções. Perceba que o Word® vai exibir a seção a qual aquele cabeçalho ou rodapé pertence. Além disso, aparece um menu superior de opções. Nesse menu, desmarque a opção Vincular à anterior. Faça isso em todas nas 3 seções que você criou, isso as torna independentes.

Atenção: se você desvincular o cabeçalho, o rodapé continua vinculado à seção anterior. Tem que desvincular o rodapé (ou ambos).

numeração 02

3. Numere as páginas!

Agora, como na capa não usamos numeração, vá direto pra próxima página e clique duas vezes no rodapé. Insira a numeração que preferir e, em seguida, vá em Formatar Números de Página, para configurar todos os parâmetros.

Faça o mesmo nas demais seções, configurando uma por uma. Note que as alterações que você faz em uma seção não modificam as outras seções. Se modificar, tem algo errado, verifique as quebras de seção e desvincule uma da outra.

Fique atento ao padrão de formatação que você está utilizando (ABNT, por exemplo), cada um tem suas próprias regras para a numeração das páginas.

numeração 03

Pronto! Espero que tenha gostado e que seus problemas com a numeração de páginas tenham terminado hoje!