MENDELEY - a solução perfeita para suas referências bibliográficas

MENDELEY – a solução perfeita para suas referências bibliográficas

Você também acha que a pior parte de escrever um trabalho é colocar as referências nas normas da ABNT? Então esse problema acaba aqui! Apresentamos o Mendeley, um software gratuito e extremamente útil para qualquer um que faz pesquisa.

O primeiro passo é acessar o site, se cadastrar e fazer o download. Mesmo sendo em inglês, o software possui uma interface simples e intuitiva, bastante fácil de aprender a usar. Você também pode acessar suas referências do computador, pela internet ou pelo iPad.

Ao abrir o programa, crie uma pasta e comece a adicionar seus arquivos e cadastrar livros e web sites. Criar anotações nos arquivos e fazer um fichamento, para se lembrar das coisas mais importantes, é muito simples também. Basta clicar duas vezes na referência e ele abre o pdf para você fazer as marcações.

Após adicionar seus arquivos, ajuste o nome dos autores, ano de publicação e confira o restante dos dados. Em alguns casos, o Mendeley já reconhece todas essas informações automaticamente, mas sempre é bom conferir para evitar erros futuros.

Você tem um projeto em grupo? Compartilhe suas referências com seu grupo e todos vocês poderão trabalhar em conjunto! Além de gerenciador de referências, o Mendeley também é uma rede social e permite a integração de diversas pessoas.

Terminou de cadastrar suas referências? Agora é hora de instalar o plug-in para o Microsoft Word®, clique em Tools > Install MS Word Plugin. É só abrir o Word e sair digitando o seu relatório! Quando quiser citar uma referência no texto, vá na aba Referências e clique em Insert Citation. Todas as citações que você adicionar no meio do texto já irão diretamente para as referências bibliográficas no final do trabalho, listadas em ordem e no padrão que você escolher.

Ah, um detalhe importante!

Você precisa adicionar o estilo da ABNT no Mendeley. É bem fácil, basta abrir o Mendeley e clicar na aba View > Citation Style > More Styles  e na aba Get more styles digitar “Associação Brasileira de Normas Técnicas” no campo de pesquisa e logo irá encontrar o estilo da ABNT. Clique em instalar e pronto, ele estará disponível para uso no Word.

Compartilhe esse post e deixe seus comentários abaixo!