Dicas para apresentar seu projeto científico

Dicas para apresentar seu projeto científico

Queridos jovens pesquisadores, a temporada de feiras de ciências deste ano está começando e a ABRIC preparou uma lista de dicas para vocês arrasarem na apresentação e defesa do projeto de pesquisa. Lembrem-se: não basta só trabalhar muito durante um ano inteiro, é essencial que você saiba apresentar sua ideia.

Curte só as dicas que nós preparamos!

1) Mostre a paixão que você tem pelo seu trabalho!

Uma das coisas mais encantadoras de uma feira de ciências é a empolgação de um jovem cientista. Apresente animado, não tente parecer sério, deixe seu brilho no olho transparecer. Fale do problema que você encontrou e de que forma você buscou resolvê-lo.

2) Tenha consciência dos pontos fortes da sua pesquisa.

É importante deixar claro para quem assistir o quão bom seu trabalho é. Se alguns testes não tiveram o resultado esperado, não se preocupe. Mostre que eles te ajudaram a tirar conclusões importantes para a condução e amadurecimento da pesquisa.

3) Prepare uma apresentação curta para os dias da feira.

O público em geral não costuma parar muito tempo em cada estande, e, até mesmo alguns avaliadores podem solicitar uma apresentação curta. O ideal é ter uma apresentação de 1 a 2 minutos e outra de 5 minutos. Certamente você precisará.

4) Evite ficar lendo seu pôster.

Isso fará com que o ouvinte disperse a atenção e acabe não dando o valor que sua pesquisa merece. Além disso, uma apresentação dinâmica, na forma de conversa, sempre ajudará na compreensão do trabalho.

5) Explore seu material visual.

Mostre as imagens, tabelas e gráficos colocados no pôster. O banner tem a função de ajudá-lo a explicar seu trabalho e a conquistar o público. Fazendo bom uso dele, as pessoas entenderão melhor sua pesquisa e certamente simpatizarão mais com ela.

6) Mostre que você sabe utilizar as ferramentas disponíveis.

É interessante mostrar que você soube como utilizar com eficiência o diário de bordo (temos uma matéria especial sobre a elaboração dele aqui no site), a pasta de anexos e o banner. Ofereça para o avaliador folhear seu caderno, mostre os artigos e documentos importantes na sua pasta e evite encher seu banner com textos grandes.

7) Preste atenção na linguagem corporal

Evite ficar mexendo no cabelo, balançando muito o corpo ou caminhando de um lado a outro. Isso poderá mostrar falta de segurança no que você está falando e sabemos que não é essa a intenção, certo?

8) Não faça um jogral com seus colegas de projeto.

Deixe a apresentação fluir da forma mais natural possível. Caso a apresentação seja em grupo, evite que só uma pessoa fale. Isso passará a impressão de que o trabalho não foi desenvolvido de forma colaborativa no grupo.

9) Se não souber responder alguma coisa, não improvise uma possível resposta.

Certamente o avaliador entende do assunto sobre o qual está perguntando e está testando seu conhecimento. Não é feio dizer que ainda não estudou alguma coisa, pelo contrário, é preferível ser sincero e demonstrar interesse em aprender mais sobre o assunto.

10) Planeje a próxima etapa.

É positivo para o trabalho quando o pesquisador vislumbra os próximos passos que dará com sua pesquisa. Isso demonstra que você apesar de já ter evoluído bastante, não planeja parar por aí e vê possibilidades de melhoria no seu projeto.

 

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários. Ficaremos felizes em ajuda-lo!